top of page
Foto do escritorPaulo Ricardo Cabreira Sobrinho

CRÍTICA | BATMAN vs. SUPERMAN: A ORIGEM DA JUSTIÇA


Nos últimos quinze anos, as histórias em quadrinhos invadiram os cinemas em um número suficiente para chamar de "a era dos quadrinhos", e tem levado multidões para assisti-los. E o interessante disso tudo são as ligações entre os filmes de super heróis, onde todos interagem entre si em algum filme: Os Vingadores, Guerra Civil e Batman vs Superman - A Origem da Justiça. Existe uma grande rivalidade entre a Marvel e a DC, criada, principalmente, pelos fãs. Os dois universos são bem diferentes, e seria injustiça compará-los, mas muitos adoram fazer isso e, para ajudar, no mesmo ano de A Origem da Justiça, aconteceu a estreia de Capitão América: Guerra Civil.


Batman vs Superman foi lançado nos cinemas, recebeu críticas negativas, e teve recentemente uma versão Ultimate, lançada com meia hora a mais, totalizando pouco mais de 3h de duração. Com o lançamento dessa versão, os fãs viram que exageraram nas críticas e pediram até desculpas para o diretor Zack Snyder, e culparam a Warner pela versão do cinema. Tanto Guerra Civil, quanto A Origem da Justiça, são ótimos e ambos são, cinematograficamente falando, brilhantes. Dirigido por Zack Snyder, no elenco estão Ben Affleck, Henri Cavill, Jesse Eisenbergh, Gal Gadot, Diane Lane, Amy Adams, Jeremy Irons, Holly Hunter e Laurence Fishburne.


Bruce Wayne/Batman (Ben Affleck) assiste a desastrosa luta de Superman (Henry Cavill) contra Zod (eventos de O Homem de Aço, de 2013), resultando em graves destruições na cidade de Metropolis, deixando vários feridos e mortos. Outros eventos surgem, e fazem com que todos comecem a odiar o Homem de Aço, aumentando a ira de Batman. Lex Luthor (Jesse Eisenberg) consegue fazer os dois heróis lutarem entre si, resultando em uma intensa batalha entre Deus e o Homem.


A DC Comics e a Marvel são HQ's bem diferentes, e no cinema é bem visível. Os filmes da Marvel são mais animados, repletos de piadas, humor, cenas absurdamente grandiosas com intensas lutas repletas de efeitos especiais. Os filmes da DC são mais sérios, sem as grandiosas batalhas, e tem um clima mais sombrio e "sem esperanças". Talvez esse seja um dos motivos do porquê os filmes da Marvel fazem mais sucesso. E com o lançamento de A Origem da Justiça e Guerra Civil, fica mais claro essa diferença entre as duas empresas. Batman vs Superman tem mais diálogos, suspense e tensão, com poucas cenas de ação, sendo a única grandiosa a do final. Por isso, a ação demora para acontecer, e daí, tem um desenvolvimento melhor, até porque, a DC não teve tanto tempo para se preparar para essa batalha como teve a Marvel: os motivos da Guerra Civil já estavam encaminhados, e bastava somente desenvolve-los na trama, já em A Origem da Justiça, apesar de contar com os eventos do último filme do Superman (e sua luta com Zod), os roteiristas tiveram que criar uma história mais complexa para explicar o porquê do Batman e do Super Homem lutarem um contra o outro.



O desenvolvimento de A Origem da Justiça é ótimo, apesar de ser um pouco lento, tem uma tensão elevada (a cena em que o Superman chega no Capitólio para dar a entrevista é sensacional), prende a atenção, e logo no início percebemos quem é o injustiçado na história, fazendo o espectador torcer pelo personagem. A história é muito bem desenvolvida, não tem cenas desnecessárias e tudo se encaixa perfeitamente com os eventos que levarão a esse embate épico entre "Deus e o Homem". Essa relação é bastante trabalhada durante o filme. Além de a trama ser um pouco lenta no início, A Origem da Justiça passa muita informação, já que o roteiro faz uma grande introdução, o que pode deixar o espectador confuso. A versão Ultimate explica melhor os acontecimentos, deixando tudo mais esclarecido, e tem detalhes importantes para um desenvolvimento maior dos personagens. Os motivos dos super heróis lutarem é bem explicado em ambas as versões, mas é na do diretor que tudo fica melhor detalhado. Por isso que os fãs preferiram essa versão e criticaram a que foi lançada no cinema.


Talvez o maior problema seja em relação aos personagens, mas nada de tão horrível. Ben Affleck é o novo Batman e Henry Cavill retorna como o Superman para o embate entre os heróis. O Batman de Affleck está mais sombrio e sem muito carisma, e o Superman de Cavill não, porém, ambos estão sérios e dispostos a lutarem pelos seus motivos. Jesse Eisenberg dá um tom psicótico ao vilão Lex Luthor, em uma atuação exagerada que não combina com o personagem. É interessante essa personalidade que os roteiristas deram a ele, e o ator faz bem o papel, mas não combinou com o personagem. Lex tem um papel muito importante para fazer os super heróis lutarem entre si. O novo Alfred é bem inferior ao de Michael Cane, que esbanjava carisma e tinha mais emoção. Jeremy Irons se limita a apenas ajudar Batman e dar alguns conselhos, sem muita simpatia.


Amy Adams e sua Lois Lane, namorada do Superman, se mostra determinada em sua busca para provar a inocência de Clark, mas se limita a isso. Gal Gadot é a Mulher Maravilha, em sua primeira aparição como a personagem, que apesar de aparecer pouco na trama, tem importante papel na luta final, e é a que mais se destaca, se saindo bem como a nova heroína, que estrelará os filmes da Liga da Justiça e o filme solo da Mulher Maravilha. Dos coadjuvantes, mas não menos importantes, temos Diane Lane (Marta, mãe de Superman), que passa toda a sua apreensão com o destino de seu filho, Lawrence Fishburne (Perry White, o editor-chefe do Planeta Diário), que se limita a restringir as ideias de Clark Kent, e a veterana Holy Hunter (a senadora Finch), que passa grande parte do filme destruindo a imagem do Homem de Aço, e quando descobre a verdade, já é tarde demais.



Batman vs Superman é uma introdução e um preparamento para os dois filmes da Liga da Justiça, e o longa mostra os outros integrantes do grupo em pequenas aparições. Além da Mulher Maravilha, e do próprio Batman e o Superman, aparece The Falsh, interpretado por Erza Miller, Aquaman, interpretado por Jason Momoa (o Conan do filme de 2011), e Ray Fisher, ator mais conhecido no teatro e que foi escalado para viver o Cyborg. Os personagens aparecem em questões de segundos, mas empolgam e já são um aperitivo para o filme da Liga da Justiça.


Apesar de ter recebido críticas extremamente negativas e ser massacrado por vários fãs (culpa da Warner e não do diretor), Batman vs Superman foi muito injustiçado, e a versão Ultimate mostra muito bem isso. O filme de Zack Snyder tem uma trama mais sombria, com uma carga dramática mais pesada, e sem momentos alegres (a única piada é no final do filme), além de ser bem desenvolvida, com várias surpresas e revelações, e mesmo com poucas cenas de ação, o filme empolga. E para os mais exigentes, a batalha final compensa bastante, e se contar com o embate entre Batman e o Superman, junto com a batalha contra o vilão Apocalipse, é quase uma hora de cenas de ação (na versão ultimate, pelo menos). Com excelentes efeitos especiais, e apesar de alguns problemas em relação aos personagens, Batman vs Superman surpreende e nos mostra uma imensa batalha épica entre os dois maiores super heróis da DC. Não seja tão exigente, e se divirta com o filme. E que venha A Liga da Justiça e o filme solo da Mulher Maravilha.





BATMAN VS SUPERMAN: A ORIGEM DA JUSTIÇA (BATMAN VS SUPERMAN: DAWN OF JUSTICE


Ano: 2016

Direção: Zack Snyder

Elenco: Ben Affleck, Henri Cavill, Jesse Eisenbergh, Gal Gadot, Diane Lane, Amy Adams, Jeremy Irons, Holly Hunter e Laurence Fishburne



NOTA: 8,0













3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bình luận

Đã xếp hạng 0/5 sao.
Chưa có xếp hạng

Thêm điểm xếp hạng
bottom of page