top of page
Foto do escritorPaulo Ricardo Cabreira Sobrinho

CRÍTICA | ATERRORIZANTE 2

Atualizado: 4 de nov.



Existem os filmes de terror que se destacam pelo suspense, mistério e reviravoltas, e os filmes que impactam pelas cenas de morte gráficas e extremamente violentas. O filme em questão, “Aterrorizante 2 (Terrifier 2)”, entra nessa segunda classificação. Lançado em 2016, o primeiro filme causou polêmica pela sua violência e mortes gráficas, apresentando o palhaço ART que mata as pessoas de uma pequena cidade nos EUA. Apesar do destaque, o filme recebeu críticas negativas pelo seu enredo (que praticamente não tem), e personagens chatos e sem nenhum desenvolvimento. A produção deixou um gancho para uma continuação, e o diretor Damien Leone prometeu consertar todos os erros cometidos no primeiro filme. Segundo ele, “se você acha que passamos do limite no primeiro filme, você ainda não viu nada”, e então temos esse “Aterrorizante 2”, um filme que realmente passa todos os limites, extremamente violento, gráfico, e no melhor estilo trash; é um filme para os fortes. A trama é bem simples: o palhaço ART está vivo e começa a matar todo mundo durante os dias do Halloween.


Durante algumas exibições nos cinemas dos EUA, surgiu relatos que pessoas estavam passando mal, desmaios, vômitos, e até casos que foi necessário chamar uma ambulância. Então, já dá para imaginar o que nos espera. Antes de tudo, é bom o leitor saber que “Aterrorizante 2” é um filme trash, ou seja: tem os efeitos práticos e de baixo orçamento onde você realmente percebe que tudo é falso. A trama começa de onde o primeiro terminou, e logo nos primeiros cinco minutos já mostra o que está por vir: “Terrifier 2”, no original, é o filme mais violento, sangrento, gráfico, e angustiante que você vai assistir; não vou entrar em detalhes para não estragar a surpresa, só fique sabendo que é pesado e tenso. E para piorar, no bom sentido, a produção tem 2h20 minutos de duração, muito mais longo do que os filmes do gênero, mas não é todo esse tempo com as mortes.



O primeiro “Aterrorizante” foi muito criticado pelo roteiro precário, e parece que o diretor Damien Leone resolveu o problema, só que resolveu até demais. Não é apenas um filme com mortes brutais, e sim um filme de terror brutal com personagens carismáticos, desenvolvidos, e arcos dramáticos bem explorados. Porém, tem muitas cenas que poderiam ter sido excluídas na edição final, assim como algumas tramas secundárias, encurtando em torno de trinta minutos. Mas pelo menos criamos um vinculo com os personagens, e ficamos sentidos quando acontece algo tenebroso com eles, diferente do primeiro filme. O grande destaque é Lauren LaVera, a “final girl” que todos amam: sofre horrores nas mãos de ART, começando o filme de forma frágil para depois se transformar em uma poderosa “final girl” de respeito, enfrentando o palhaço de uma forma brutal icônica. Vale destacar também o assustador palhaço ART, interpretado por David Howard Thornton, com expressões realísticas impressionantes. Um vilão que com certeza não queríamos encontrar.


Aterrorizante 2” é um daqueles filmes legais para assistir com os amigos, os que tiverem coragem, e ver as suas reações. É brutal, sanguinário, e tem mortes criativas de todos os tipos, com desmembramentos, muito sangue, órgãos expostos, e coisas ainda mais piores. Fica visível que o palhaço ART é um ser sobrenatural, seja no ato final, ou nas cenas pós-créditos, e além disso, fica um outro gancho para mais uma continuação, onde o diretor Damien Leone promete ser mais violento que esse segundo filme. Será que isso é possível? "Terrifier 2" não é um filme que prioriza o suspense e a tensão, como Noites Brutais por exemplo, e sim, o impacto visual, a extrema violência gráfica, cenas gore nojentas e mortes viscerais com muitos detalhes de deixar até os mais fortes impressionados. A produção estreou agora, no final de 2022, com classificação etária de 18 anos. Tem coragem de enfrentar o palhaço sádico por mais de duas horas?




ATERRORIZANTE 2 (TERRIFIER 2)


Ano: 2022

Direção: Damien Leone

Distribuidora: Diamond Films

Duração: 138 min

Elenco: Lauren LaVera, Elliott Fullam, Samantha Scaffidi e David Howard Thornton.



NOTA: 8,5


Disponível no













51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page