top of page
Foto do escritorPaulo Ricardo Cabreira Sobrinho

CRÍTICA | ATAQUE DOS CÃES

Atualizado: 1 de abr. de 2022




11 Indicações ao Oscar 2022

Vencedor do Oscar MELHOR DIRETOR(A) (Jane Campion)



Indicado ao Globo de Ouro em sete categorias, incluindo melhor filme, e grande aposta para o Oscar, Ataque dos Cães é um faroeste diferente, não daqueles que muita gente conhece, com os embates de armas, os “saloon” (bares na época), as perseguições e os tiroteios. A produção da Netflix, dirigida por Jane Campion (de O Piano), e que é baseado em um romance de Thomas Savage, faz uma análise do comportamento das pessoas no ambiente desses filmes, principalmente sobre os homens e a cultura “machista” da época. Estão no elenco Benedict Cumberbatch, Jesse Plemons, Kirsten Dunst e Kodi Smit-McPhee.


Na trama, Phil (Benedict Cumberbatch) e George (Jesse Plemons) são irmãos com personalidades opostas, que acabam entrando em conflito quando George, se casa com Rose (Kristen Dunst), e o seu irmão faz e tudo para atrapalhar a vida deles.


Em O Ataque dos Cães, a diretora Jane Campion faz uma crítica ao comportamento dos homens, principalmente no personagem de Cumberbatch, o ponto central da trama. Falando sobre desejos, poder, inveja, solidão e, principalmente, a masculinidade, o roteiro vai, aos poucos, construindo os personagens, apresentando suas fragilidades, medos, e ambições, fazendo um retrato honesto sobre a natureza de cada um deles. O ritmo é lento, não tem ação, e às vezes, a trama fica um pouco confusa, mas cria vários momentos interessantes, deixando o espectador intrigado com o que poderá acontecer. Vale destacar a trilha sonora de Jonny Greenwood (o guitarrista da banda Radiohead), criando temas mais calmos, mas que vai mudando de acordo com a situação, e a fotografia, com os belos cenários da região de Montana nos anos 20.



The Power Of Dog, no original, é um filme sobre personagens, atuações, e suas ambiguidades, fortemente apoiado pelas expressões faciais de cada um, e o maior destaque, obviamente, é Benedict Cumberbatch, e seu destemido Phil. O ator segue a linha diferente de seus personagens, sempre carismático e “do bem”, mas aqui, ele faz o oposto: Phil é um homem bruto, arrogante, solitário e agressivo, enigmático muitas vezes, sempre deixando sua masculinidade em evidência, e convence com todas essas “qualidades” do personagem. Ele está indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator em filme de drama, e é forte candidato para o Oscar. Já o seu irmão, George (Jesse Plemons), é diferente, mais requintado, educado, um homem com sentimentos, e que não bebe. George se apaixona pela personagem de Kristen Dunst, Rose, que também é um grande destaque na trama, mostrando todas as suas fraquezas ao se sentir ameaçada por Phil; a atriz também está indicada ao Globo de Ouro, de Atriz Coadjuvante em filme de drama.


Um personagem muito importante para a trama, e que é um “divisor de terras”, é o jovem ator Kodi Smit-McPhee, que interpreta Peter, o filho de Rose. O garoto tem um jeito totalmente diferente dos homens da época: é sensível, adora arte, e tem um jeito mais afeminado, e por isso, é constantemente alvo de comentários homofóbicos. Phil acaba fazendo uma inusitada amizade com Peter, que é importante para moldar o outro lado da sua personalidade onde, novamente, Cumberbatch dá uma aula de atuação, se transformando em outra pessoa.


Ataque dos Cães é um filme bem diferente do que estamos acostumados a assistir, que foca mais na construção dos personagens, e os seus comportamentos, e o que mais pode atrapalhar é o seu ritmo lento, mas que cria situações interessantes. Não têm os momentos impactantes, típicos em produções dramáticas, e sua conclusão é bem simples, mas impactante e eficiente na sua proposta, e na sua simplicidade; preste atenção nos mínimos detalhes. O maior destaque é Benedict Cumberbatch, criando um personagem único e desafiador, competente na mudança de personalidade, de bruto a sensível, diferente de tudo o que ele já fez, e que será um divisor na sua carreira.




ATAQUE DOS CÃES (THE POWER OF THE DOGS)


Ano: 2021

Direção: Jane Campion

Elenco: Benedict Cumberbatch, Jesse Plemons, Kirsten Dunst e Kodi Smit-McPhee



NOTA: 8,5



Disponível na NETFLIX.














13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page