top of page
Foto do escritorPaulo Ricardo Cabreira Sobrinho

CRÍTICA | APRESENTANDO OS RICARDOS




03 Indicações ao Oscar: Melhor ATRIZ (Nicole Kidman), Melhor ATOR (Javier Barden) e Melhor ATOR COADJUVANTE (J. K. Simmons)



“I Love Lucy” é uma das sitcons mais famosas e aclamadas da TV americana, originalmente exibida entre 1951 e 1957, rendendo vários prêmios e indicações, sendo o programa de maior audiência na época, e provavelmente até hoje, visto por quase 60 milhões de espectadores a cada semana. Os protagonistas eram Lucille Ball e Desi Arnaz, que além serem colegas de trabalho, eram também casados, e viveram uma vida conturbada, seja com os problemas da série, ou pessoais. Apresentando os Ricardos, produção escrita e dirigida por Aaron Sorkins, mostra os bastidores da série, especificamente em um período conturbado para todos, palco de alguns escândalos, problemas na produção, e crises pessoais do casal. Com um enredo confuso, a produção se sustenta nas atuações do elenco, principalmente de Nicole Kidman e Javier Barden, e além deles, estão J.K. Simmons, Nina Arianda, Jake Lacy e Clark Gregg.


Apresentando os Ricardos funciona quase que como um documentário, seguindo uma dinâmica diferente, onde provavelmente não vai agradar o grande público. A trama mistura flashbacks de quando o casal, Lucy e Desi, se conheceram, e como eles chegaram na série I Love Lucy, com a época atual em que a história se passa, mostrando os problemas nos bastidores da sitcom. É uma dinâmica bem interessante, onde conhecemos como funciona uma sitcom, parecendo que a produção toda foi filmada dentro de um estúdio, assim como a série, mas grande parte do roteiro não tem um contexto definido, parece meio que perdido, enrolado demais, e a situação se agrava com as mais de duas horas de duração. Não chega a ser um tédio total, mas essa falha no roteiro deixa a desejar. Outro ponto interessante é a crítica social que o filme faz, e aqui sim, contextualiza o conservadorismo americano na época, onde as mulheres ainda eram vistas como inferiores aos homens, mostrando que o preconceito e a misoginia sempre existiram, evidenciando a beleza padrão feminina, mesmo com um número grande atrizes famosas.


O ponto forte da produção é o elenco, e as suas atuações, com diálogos ácidos e cheios de ironias, por isso as indicações ao Oscar somente nessas categorias, e todos se saem bem. Mas é Nicole Kidman que brilha no papel de Lucille, trazendo intensidade e habilidade ao mostrar os dois lados da personalidade dela: a atriz, e a personagem da sitcom. Obviamente, Kidman brilha mais como a atriz, mostrando uma personalidade forte e decidida, principalmente quando ela resolve mudar várias situações, e cenas, da série, gerando uma revolta em todos os envolvidos, além de enfrentar o machismo e as situações conservadoras que a época empunhava, de uma forma majestosa. A atriz ganhou o prêmio do Globo de Ouro de melhor Atriz em filme dramático, e está indicada ao Oscar de Melhor atriz.



Jarvier Barden também se destaca, mas é ao lado de Nicole Kidman que ele ganha os holofotes, criando uma prazerosa sintonia entre eles. O roteiro mistura os problemas pessoais do casal, desconfianças e traições, mostrando como as aparências estavam em alta, problemas com os profissionais, em relação a série, onde Lucy se envolve em uma grande polêmica política, o principal ponto da trama. Barden está indicado ao Oscar de melhor Ator pela sua atuação. O elenco de coadjuvantes também se sobressai, se sustentando nos diálogos provocativos e cheios de ironias que divertem o espectador. Entre eles, o destaque vai para J.K. Simmons, que também está indicado ao Oscar de ator Coadjuvante, e que apesar de ele estar divertido e esbanjar carisma, acredito que não valeu muito a sua indicação, e provavelmente recebeu por ele ser um dos melhores e mais marcantes atores veteranos da atualidade.


Apresentando os Ricardos é um filme bastante complexo, e que dificilmente irá agradar muita gente, mas não é um filme totalmente ruim, e vale a pena por conhecermos os bastidores de uma série, ganhando pontos por ser uma sitcom antiga, além de nos acompanhar em uma belíssima viagem no tempo, mostrando cenas reais da série I Love Lucy, lá nos anos 50, e por mostrar uma Hollywood machista e misógina, não muito diferente de hoje em dia, tocando em pontos importantes. O destaque vai mesmo para Nicole Kidman, em uma poderosa atuação, honrando o legado de Luicille Ball.




APRESENTANDO OS RICARDOS (BEING THE RICARDOS)


Ano: 2021

Direção: Aaron Sorkins

Elenco: Nicole Kidman, Javier Barden, J.K. Simmons, Nina Arianda, Jake Lacy e Clark Gregg


NOTA: 6,5



Disponível na AMAZON PRIME VIDEO














5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page