O mundo das comédias românticas é inconstante, ora tem ótimos e interessantes filmes, outra, previsíveis e clichês. O desenrolar é quase sempre o mesmo, os conflitos se repetem, e o final é típico do gênero. Isso não é necessariamente ruim, mas é bom ter alguma novidade e um drama convincente para que o espectador não fique entediado em assistir um filme “mais do mesmo”. A diretora Nanette Burstein nos traz Amor à Distância, uma deliciosa comédia romântica que foge do básico das produções do gênero, abordando um problema atual nos relacionamentos. Drew Barrymore, Justin Long, Christina Applegate, Charlie Day e Jason Sudeikis estrelam o filme.
Erin (Drew Barrymore) é uma jornalista de São Francisco que mora em São Francisco, e acaba conhecendo Garret (Justin Long), que trabalha com música, em um bar da cidade. O casal se apaixona e decidem engatar um relacionamento, mas Erin vai se mudar para Nova York em algumas semanas, e para ficarem juntos, eles decidem manter um namoro a distância.
Amor à Distância é um filme que se difere das outras produções do gênero, mas que mantém toda a essência de uma comédia romântica. A trama é mais realista e atual, sem os escândalos típicos, além de ter piadas e humor na medida certa. Erin e Garret acabam passando pelos problemas do relacionamento a distância: conversas pela internet, telefonemas, mensagens de texto, sexo pela webcam, e a saudade, que cada vez mais vai aumentando, além dos conselhos pessimistas dos familiares e amigos. A confusão é certa.
A opção por uma trilha sonora bem diversificada, é um grande acerto da produção, e é colocada nos momentos certos, o que acaba chamando mais a atenção do espectador. Clássicos do The Cure, The Pretenders, até da famosa canção do filme Top Gun aparece, em um hilário momento que era para ser romântico. Há também referências a séries de TV, filmes e até citações de personagens em produções famosas, além de jogos clássicos da década de 80. Todos esses elementos usados deram um charme maior e fazem toda a diferença no resultado final.
Drew Barrymore e Justin Long estão fofíssimos nos seus personagens, e com uma ótima sintonia entre eles, e por já terem engatado um namoro na vida real, ajuda bastante. A atriz está em terrenos conhecidos, já que atuou em várias comédias românticas, e Long faz a sua estreia no gênero, e se sai muito bem. Ambos os personagens são maduros, resolvendo os problemas de forma adulta, sem os típicos exageros, e isso é outro diferencial da produção. Charlie Day e Jason Sudeikis que interpretam Dan e Box, respectivamente, são os melhores amigos de Garret, responsáveis pelos momentos mais hilários. E por fim, temos a eterna patricinha de Beverly Hills, Cristina Applegate, divertida e engraçada no papel da irmã protetora e neurótica de Erin.
Amor à Distância tem todos os elementos típicos do gênero, mas usa todos ao seu favor, de forma inteligente e divertida, e se destaca entre as comédias românticas. É atual, engraçado e maduro, tem piadas na medida certa, e é divertido acompanhar a trajetória do namoro a distância do casal. Quem já esteve, ou está, em um relacionamento assim, com certeza irá se identificar com o filme. E será que os pombinhos ficarão juntos no final?
Publicado originalmente em 2010. Editado em 2020.
AMOR À DISTANCIA (GOING THE DISTANCE)
Ano: 2010
Direção: Nanette Burstein
Elenco: Drew Barrymore, Justin Long, Christina Applegate, Charlie Day e Jason Sudeikis.
NOTA: 9,0
Disponível na HBO MAX.
Comments