As comédias, e comédias românticas, são os gêneros mais populares no Brasil, principalmente quando se trata de produções nacionais. Uma das melhores produções brasileiras, para mim, é Se Eu Fosse Você, lançada em 2006, que tinha Tony Ramos e Gloria Pires no elenco. Estreou nessa quinta, 18 de novembro, a produção nacional lançada pela Netflix, Amor Sem Medida, comédia romântica divertida e inusitada, que é refilmagem de um filme argentino, e traz também semelhanças com outra produção da plataforma de streaming: Crush À Altura. Dirigido por Alê McHaddo, a produção tem no elenco Juliana Paes, Leandro Hassum, Elizângela, Marcelo Mansfield, Marcelo Laham e Luana Martau.
Ivana (Juliana Paes) é uma advogada que está se separando, e Ricardo Leão (Leandro Hassum) é um famoso cardiologista, que acabam se conhecendo, e engatam um romance. Mas há uma pequena diferença entre eles: Ricardo é anão, Ivana é alta. Será que essa diferença de altura irá atrapalhar o relacionamento deles?
Amor Sem Medida é um filme bem despretensioso, leve e divertido, mas assim como a maioria das comédias românticas, a trama é bem clichê, seguindo a cartilha típica do gênero – romance, problemas, decepções; não tem nada de diferente, a não ser, o conflito principal, e por ser um filme brasileiro. De início, tudo parece muito corrido, os protagonistas são apresentados de forma rápida, já que o roteiro quer chegar logo no drama deles: a diferença de altura. O humor é constante, há muitas piadas, mas nenhuma ofensiva, traz situações e dificuldades de pessoas com nanismo no dia a dia, além de muita reflexão, e muito alto astral. De início, a diferença de altura parece não ser um problema, mas até quando isso vai acabar se tornando um problema?
Juliana Paes e Leandro Hassum não tem muita química juntos, principalmente em relação ao romance deles, mas acabam se tornando “bonitinhos” mais pelo conflito e, principalmente, pela mensagem que o filme quer passar. A atriz tem um carisma enorme, diverte com o jeito mais empoderado de sua personagem, Ivana, e a forma como ela lida com a situação é ótima, e Hassum está em um de seus melhores papeis da carreira, o sempre de alto astral, Ricardo Leão. Curiosamente, o ator tem 1m80 de altura, e usaram efeitos especiais para deixa-lo mais baixo. Os outros personagens são mais caricatos, como a mãe da protagonista, interpretada pela atriz Elisangela, que também foi a mãe de Juliana Paes na novela A Força do Querer, e o irmão gay da personagem de Paes, e são neles que o humor escrachado típico de produções brasileiras, está presente.
Amor Sem Medida é previsível, clichê, tem uma trama bem redondinha, não deixa pontas soltas, desenvolve seus personagens naturalmente, diverte, e ainda deixa uma mensagem importante, que o amor não tem forma, e que quando a gente ama, o nosso amor é cego. Abordando temas como discriminação, preconceito, intrigas, inclusão e amor, tudo dentro do conflito central – a diferença de altura dos protagonistas, a produção não é dos grandes destaques do gênero, mas a reflexão e a mensagem que passa, é importante para os dias de hoje, e no mínimo, você vai se divertir bastante, ou achar algumas situações inusitadas.
AMOR SEM MEDIDAS
Ano: 2021
Direção: Alê McHaddo
Elenco: Juliana Paes, Leandro Hassum, Elizângela, Marcelo Mansfield, Marcelo Laham e Luana Martau
NOTA: 8,0
Disponível na NETFLIX.
Comentarios