Hollywood sabe muito bem como atrair um público para os cinemas: fazer um filme de ação/aventura, com humor, e atores queridos pelo público como chamariz para divulgação. Muitas vezes, funciona, outras, não. Agora, chegou a vez da gigante dos “streams”, a Netflix, usar essa fórmula, em uma de suas produções originais mais caras: Alerta Vermelho, que estreou dia 12 na plataforma. O elenco conta com um trio de atores que estão em alta: Dwayne “The Rock” Johnson, Ryan Reynolds e Gal Gadot, e é dirigido por Rawson Marshall Thurber, de Família do Bagulho e Arranha-Céu: Coragem Sem Limites.
A trama gira em torno de três ovos de ouros dados para Cleópatra, e acompanha o agente do FBI, John Hartley (The Rock), perseguindo um famoso assaltante, Nolan Both (Ryan Reynolds). Mas eles acabam tendo que trabalhar juntos para prender uma outra assaltante, Sarah (Gal Gadot), que também está atrás dos ovos de ouro de Cleópatra.
Apesar do sucesso - a produção se tornou a maior estreia de um filme original da Netflix - Alerta Vermelho teve uma baixa recepção pela crítica. O enredo é básico e clichê, nada que a gente já não tenha visto em outros filmes do gênero, se baseia muito no humor para prender o público, e no trio de atores bombásticos do momento. Misturando uma trama de aventura com assalto, e muito humor, “Red Notice”, no original, demora para chamar a nossa atenção, mas diverte nas sequências de ação, que contam com cenas de lutas, e muitas piadas, além de ser bem previsível, e ter duas reviravoltas bem interessantes até, terminando de uma forma satisfatória. Há bastante referências, principalmente na forma de piadas, sobre vários filmes de Hollywood, como Jurassic Park, além de que, é notável a semelhança de Alerta Vermelho com Indiana Jones, e os filmes do James Bond, além da trilha sonora de Steve Jabloski, que também faz algumas referências.
Desde o início da divulgação, era visível que o maior chamativo eram os três atores principais, Dwayne “The Rock” Johnson, Ryan Reynolds e Gal Gadot. Particularmente, eu torcia mais pela personagem de Gal Gadot do que os outros, mas o trio tem carisma suficiente para segurar a produção. The Rock traz bastante elementos de seu personagem da franquia Jumanji para o agente do FBI, John, que se mete em muitas furadas, principalmente em uma sequência bem aleatória, sem nenhum significado para a trama, servindo apenas para dar risadas.
Seu parceiro de aventura, o segundo assaltante mais famoso do mundo, é interpretado por Ryan Reynolds, que consegue trazer um certo carisma, por conta do seu humor e piadas, mas com muitos excessos, parecendo uma versão menos debochada de Deadpool. Apesar de ter pouca relevância em tela, mas que participa de momentos importantes da trama, Gal Gadot brilha em tela como uma “femme fatale”, sedutora e ambígua, sem excessos e que se sai bem nas sequências de luta. A sintonia do trio é regular, as vezes funciona, as vezes não, e seria necessária uma sequência para ter certeza, se é que terá.
Em geral, Alerta Vermelho é um filme bem descontraído, muitas vezes soando com uma paródia de filmes de ação e espionagem, por conta das piadas constantes. A trama é previsível e básica, apesar das reviravoltas no seu desfecho, o humor é absurdo, muitas vezes ridículo, algumas situações são incoerentes, mas diverte a partir da metade, e para quem busca um entretenimento, vai gostar. Não espere um “filmaço”, porque não é, assista sem expectativas, que provavelmente você não irá se decepcionar.
ALERTA VERMELHO (RED NOTICE)
Ano: 2021
Direção: Rawson Marshall Thurber
Elenco: Dwayne “The Rock” Johnson, Ryan Reynolds e Gal Gadot
NOTA: 6,0
Disponível na NETFLIX.
ความคิดเห็น