08 INDICAÇÕES AO OSCAR: Melhor FILME, Roteiro Original, Trilha Sonora, Edição de Som, Mixagem de Som, Direção de Arte, Fotografia e Efeitos Especiais.
VENCEDOR DE 04 OSCAR: Edição de Som, Mixagem de Som, Fotografia e Efeitos Especiais.
Christopher Edward Nolan, carinhosamente conhecido apenas como Nolan é, sem dúvidas, um dos maiores diretores da atualidade. Ganhou destaque lá em 2000, com o controverso Amnésia, para depois dirigir longas como O Grande Truque e a trilogia Batman, e é famoso por trabalhar várias vezes com os mesmos atores, em destaque, Michael Caine, que desde Batman Begins, está presente em todos os filmes do diretor.
Nolan não tem uma longa filmografia, mas todos seus filmes são inovadores e originais, ganham destaque na mídia e fazem a alegria dos cinéfilos. O seu novo filme, A Origem, não é diferente, mas aqui, o diretor faz umas das produções mais incríveis e brilhantes já feitas. No elenco estrelar estão Leonardo DiCaprio, Joseph Gordon-Levitt, Elliot Page, Tom Hardy, Cillian Murphy, Ken Watanabe, Marion Cotillard e Michael Caine.
A história é um pouco confusa, e sem entrar em muitos detalhes, Cobb (Leonardo DiCaprio) é convocado para uma missão que mudará toda a sua vida. Ele precisa recrutar uma equipe para entrar dentro dos sonhos de um rico empresário, Fischer (Cillian Murphy) para implantar uma ideia na sua mente.
Indicado a 8 Oscar, incluindo melhor filme, A Origem é um dos filmes mais complexos que você vai assistir, e é preciso prestar bastante atenção na história e nas explicações que os personagens fazem. A ideia de entrar dentro do sonho de alguém é brilhante, e o roteiro, também escrito por Nolan, fisga o espectador desde o início, muito bem explicado e desenvolvido, mesmo que a gente não esteja entendendo muito. Os cenários são surreais e criativos, as cenas de ação são espetaculares, embaladas por uma emocionante trilha sonora composta por Hans Zimmer, também parceiro do diretor em todos os seus filmes, tudo para fazer o espectador entrar na trama.
Nolan sabe que precisa de atores certos para que seus filmes sejam bons, e ele sabe escolher muito bem quem integrar na sua equipe. O maior destaque aqui é Leonardo DiCaprio, que faz seu primeiro trabalho com o diretor, interpretando o protagonista Cobb. É incrível como o ator cresceu desde seu papel em Titanic, que o lançou no estrelato, e cada vez mais está maduro e competente, e em A Origem, não é diferente. Elliot Page também ganha destaque, assim como Marion Cootlard, que interpreta Mall, praticamente uma antagonista na produção. Todos têm sua função hora de entrar na mente das pessoas, e eles precisam um do outro para tudo dar certo.
Vale destacar aqui, sem muitos spoilers, e nada mais do que já é mostrado nos trailers, a composição e o surrealismo dos cenários que Nolan criou, repleto de efeitos especiais magníficos, e também, o trecho final, com mais de 30 minutos de duração, empolgante e com sequências de ação soberbas. A Origem é um dos filmes mais originais e criativos que você vai assistir, complexo de se compreender, talvez porque tenha muita explicação para que o espectador possa assimilar, e que brinca com a nossa imaginação em saber o que é real, e o que não é. Muito bem elaborado e desenvolvido, e com um final que ficará aberto a interpretações de cada um, o novo filme de Christopher Nolan é espetacular.
Postado originalmente em 2010. Editado em 2020.
A ORIGEM (INCEPTION)
Ano: 2010
Direção: Christopher Nolan
Elenco: Leonardo DiCaprio, Joseph Gordon-Levitt, Elliot Page, Tom Hardy, Cillian Murphy, Ken Watanabe, Marion Cotillard e Michael Caine.
NOTA: 10
댓글